Projeto Virando o jogo
Sobre
O Virando o Jogo é uma política pública criada pelo Governo do Estado do Ceará voltada para jovens que não estudam e não trabalham. Além de fazê-los retornar às salas de aula, a iniciativa também irá desenvolver atividades de cunho social e de qualificação profissional, facilitando o acesso ao mercado de trabalho.

O projeto é um dos braços do Programa Superação (Decreto Nº33.377 de 29 de novembro de 2019), que reúne uma nova geração de políticas públicas para a juventude cearense. As iniciativas devem ampliar as capacidades e as habilidades desse segmento social, além de reforçar fatores protetivos junto às famílias e às comunidades, promover a reinserção escolar, fortalecer a cidadania e criar oportunidades de emprego e renda para os jovens.
Objetivo
A intenção do Virando o Jogo é formar jovens mais aptos para lidar com situações de conflitos, minimizando o impacto da violência sobre as comunidades atendidas.
  • Promoção da cidadania na plenitude das responsabilidades e dos direitos dos jovens;
  • Fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;
  • Qualificação profissional e reinserção escolar;
  • Acesso a práticas esportivas, culturais, ambientais e de lazer;
  • Redução da reincidência dos adolescentes e jovens egressos do sistema socioeducativo.
Formação
Os jovens que participarem do projeto terão acesso a módulos de formação profissionalizante e cidadã. Haverá ainda incentivo a práticas esportivas, culturais, ambientais e de lazer. As ações educativas serão divididos em três fases de formação:
1ª Fase
Cidadã: serão trabalhados valores como ética, respeito à pluralidade, valorização e preservação do meio ambiente e das relações interpessoais;
2ª Fase
Profissionalizante: voltada para inserção no mundo do trabalho, geração de produtos mercadológicos e marketing;
3ª Fase
Empreendedora: pretende desenvolver nos estudantes habilidades de empreendedorismo, liderança e gestão de mídias sociais para aumentar a inclusão deles no mercado, seja como empregados ou como autônomos.
Auxílio Financeiro
  • Valor Inicial: R$200,00.
Mais informações
Todas as informações do Virando o Jogo serão divulgadas neste site e nas redes sociais do projeto. Acompanhe nossas redes sociais: